News Picapes Tunland da Foton esbanjam tecnologia e experiência marcante ao dirigir

Picapes Tunland da Foton esbanjam tecnologia e experiência marcante ao dirigir

29 de setembro de 2025

Modelos Tunland V7 e V9 têm até dez anos de garantia e oferecem uma entrega de respeito na categoria de picapes médias

A Foton não está de brincadeira no Brasil. Depois de iniciar sua produção de caminhões leves no Rio Grande do Sul e lançar diversos modelos de veículos de carga no mercado brasileiro, a marcha chinesa agora tem foco no segmento de picapes médias, uma fatia bastante cobiçada do mercado brasileiro de veículos, com sua Tunland nas versões V7 e V9.

As picapes são híbridas mild, com sistema elétrico de 48 volts e motorização diesel de 2 litros que somam 175 cavalos de potência. A transmissão é automática da ZF de oito velocidades, modelo 8HP50, com trocas bem suaves e macias, entregando um torque de até 445 Nm.

Mas o que realmente chama a atenção nos modelos de picapes da Foton são a suas dimensões avantajadas, a tecnologia embarcada e o alto nível de acabamento interno.

As Foton Tunland V7 e V9 são picapes que se enquadram no segmento “médias”, mesma categoria de concorrentes clássicas, como Toyota Hilux, Ford Ranger e Nissan Frontier. Mas, na realidade, suas dimensões foram estendidas para entregar veículos 20% maiores do que a média, o que faz diferença aos olhos e no conforto interno. As duas versões têm o mesmo trem de força e a maioria dos equipamentos, mas a V9 mede 5.617 mm de comprimento, 2.090 mm de largura, 1.955 mm de altura e tem distância entre-eixos de 3.355 mm. A V7 tem o mesmo comprimento e entre-eixos, com largura idêntica e altura de 1.910 mm. além de capacidades de carga diferentes: 1.050 quilos para a versão menor, que é mais leve, e 1.000 quilos para a versão maior. A caçamba tem capacidade volumétrica de 1.379 litros.

As Foton Tunland V7 e V9 são picapes que se enquadram no segmento “médias”, mesma categoria de concorrentes clássicas, como Toyota Hilux, Ford Ranger e Nissan Frontier. Mas, na realidade, suas dimensões foram estendidas para entregar veículos 20% maiores do que a média, o que faz diferença aos olhos e no conforto interno. As duas versões têm o mesmo trem de força e a maioria dos equipamentos, mas a V9 mede 5.617 mm de comprimento, 2.090 mm de largura, 1.955 mm de altura e tem distância entre-eixos de 3.355 mm. A V7 tem o mesmo comprimento e entre-eixos, com largura idêntica e altura de 1.910 mm. além de capacidades de carga diferentes: 1.050 quilos para a versão menor, que é mais leve, e 1.000 quilos para a versão maior. A caçamba tem capacidade volumétrica de 1.379 litros.

A reportagem foi convidada pela Foton para uma experiência fora de estrada na história vila de Paranapiacaba, em Santo André, o ABC Paulista, um local que fica bem no alto da Serra do Mar e que traz diversas características interessantes para se testar uma picape. Em primeiro lugar, o tempo imprevisível, que traz chuva, sol, nevoeiro e frio em um intervalo de poucas horas.

Com isso, a experiência de dirigir a Tunland em meio a trilhas e estradas rurais foi enriquecida por elementos visuais únicos, uma paisagem natural e ao mesmo tempo de ferrovia. A picape, em sua versão V9, conta com um conjunto de suspensão bem ajustado que não pune o motorista com solavancos e trepidações, tornando a direção em estradas alternativas mais confortável e tranquila. O motor apresentou bom torque, auxiliado pelo sistema elétrico de 48 volts, que entra em ação discretamente nos momentos necessários. O câmbio automático é extremamente preciso e a seleção dos modos 4×4 é fácil.

A Tunland se comporta bem, tanto em rodovias pavimentadas e bem conservadas, quanto em ambientes mais hostis, com estradas cheias de pedras, lama e piso escorregadio. Foi uma experiência que transmite segurança e conforto e, no cômputo geral, coloca o modelo da Foton entre as picapes mais sofisticadas e modernas à venda no mercado brasileiro.

Os preços da Tunland sugeridos pela Foton são: R$ 289.900,00 para o modelo V7, de entrada, e R$ 309.900,00 para o modelo topo de linha, V9.

https://www.transportabrasil.com.br/2025/09/picapes-tunland-da-foton-esbanjam-tecnologia-e-experiencia-marcante-ao-dirigir/

 

Leia também