News Foton Tunland V7 e V9: duas interessantes picapes híbridas chegam ao mercado

Foton Tunland V7 e V9: duas interessantes picapes híbridas chegam ao mercado

30 de setembro 2025

Destaques dos modelos Versões V7 e V9 são amplo espaço interno, acabamento refinado e alta tecnologia

Por Joka Finardi

A fabricante chinesa Foton reforça sua presença no mercado brasileiro de picapes médias com a linha Tunland, formada pelas versões V7 e V9. Ambas chegam com proposta de unir força estrutural, conforto de alto nível e pacotes completos de tecnologia e segurança. Um dos diferenciais que mais chama a atenção é a garantia de até 10 anos, uma das mais longas já vistas no segmento.

Com dimensões superiores às de rivais diretos, a Tunland se destaca pelo porte imponente e pela cabine espaçosa. O interior traz soluções sofisticadas: painel digital HD de 12,3”, central multimídia de 14,6” — a maior da categoria —, ar-condicionado dual zone, bancos com ajustes elétricos em oito posições, aquecimento, refrigeração e revestimento premium. Recursos como chave presencial, isolamento acústico aprimorado e iluminação interna ajustável reforçam o padrão elevado da picape.

A Tunland V9 aposta em conforto e tecnologia avançada. Equipada com suspensão traseira multilink com molas helicoidais, teto solar panorâmico e amplo pacote ADAS, oferece experiência de condução segura e sofisticada. Já a V7 foca na robustez: traz suspensão traseira com feixe de molas, ideal para trabalho pesado e uso off-road, sem abrir mão da tecnologia embarcada.

Ambos os modelos contam com motor híbrido diesel-elétrico AUCAN 4F20, aliado à transmissão automática de oito marchas ZF 8HP50 e sistema Bosch 48V. O conjunto entrega 175 cv e torque máximo de 45 kgf.m, com seis modos de condução — econômico, normal, esportivo, lama, neve e areia — que ampliam a versatilidade em diferentes terrenos.

As dimensões são cerca de 20% maiores que as de concorrentes diretos. A V9 mede 5,61 m de comprimento, 2,09 m de largura e 1,95 m de altura, enquanto a V7 mantém proporções semelhantes, com altura levemente reduzida. O design agrega grade frontal marcante, traços aerodinâmicos, faróis em LED, lanternas traseiras no estilo cross-gate e rodas de 18 polegadas. Há sete opções de cores externas e três combinações internas: Café, Terracota e Santorini.

O pacote de segurança inclui seis airbags, câmera 360° de alta definição, controle eletrônico de estabilidade e tração, além de monitoramento da pressão dos pneus. A V9 acrescenta sistemas como piloto automático adaptativo com função Stop & Go, assistente de centralização de faixa, leitura de sinais de trânsito, visão transparente do chassi e alerta de colisão com frenagem autônoma. Detector de fadiga, alerta de tráfego cruzado e monitor de ponto cego também fazem parte da lista. A V7 mantém recursos avançados, incluindo visão transparente do chassi, mas com foco mais funcional.

A picape oferece tração 4×4 com acionamento eletrônico, bloqueio de diferencial e controle de descida, além de caçamba espaçosa com degrau de acesso e pontos de ancoragem. A V7 transporta até 1.050 kg, enquanto a V9 carrega 1.000 kg. A estrutura reforçada tem inspiração na experiência da Foton no segmento de caminhões, garantindo resistência em aplicações agrícolas e comerciais.

O preço da Foton Tunland V7 é de R$ 289.900, enquanto a V9 parte de R$ 309.900.

O teste drive que a Foton promoveu dos dois modelos das picapes Tunland envolveu trechos urbanos e de terra batida. Ambos os modelos se sairam muito bem e foram duas gratas surpresas. A sensação interna, pelo conforme, é como estar no sofá da sala. Impressionante!

Outro destque fica por conta do pacote de tecnologia, robustez e segurança! Freios precisos, trocas de marchas perfeitas e motor respondendo muito bem quando solicitado. Enfim, um bom produto que vai dar trabalho no mercado! Aprovada!

https://supertopmotor.com.br/foton-tunland-v7-e-v9-duas-interessantes-picapes-hibridas-chegam-ao-mercado/

Leia também