News Foton planeja ampliar montagem no Brasil para 3,6 mil caminhões por ano até 2026

Foton planeja ampliar montagem no Brasil para 3,6 mil caminhões por ano até 2026

04 julho, 2025

Atualmente, a marca chinesa monta seus caminhões nas instalações da Agrale, em Caxias do Sul (RS); a expansão acompanha o plano de crescimento do portfólio nacional e rede de concessionárias

A fabricante chinesa Foton acelerou sua estratégia de crescimento no Brasil com um plano de ampliação da capacidade produtiva. A meta é passar das atuais três a quatro unidades montadas por dia para 14 caminhões diários até o fim de 2026 — o que elevaria a produção anual de cerca de mil para aproximadamente 3.640 veículos.

Para 2025, o objetivo intermediário é atingir sete caminhões por dia. “Nossa projeção é duplicar a linha atual e, com isso, operar duas frentes de produção: uma dedicada aos modelos leves e outra voltada à linha média”, afirmou Fábio Pontes, diretor de operações da montadora, em entrevista concedida ao portal Transporte Moderno na concessionária Carueme, em Ribeirão Preto (SP).

O executivo explicou que, ao criar uma segunda linha de produção, a empresa poderá otimizar o fluxo fabril e avançar no desenvolvimento de novos modelos. “Hoje trabalhamos em uma única linha que atende todos os segmentos. Com a nova estrutura, conseguimos separar os processos e aumentar a eficiência, principalmente na linha média”, disse. Os investimentos necessários para viabilizar essa expansão ainda não foram divulgados, segundo Pontes.

Desde abril deste ano, a produção dos caminhões Foton no Brasil é realizada no parque industrial da Agrale, em Caxias do Sul (RS). A planta, que opera no regime CKD (montagem local de kits importados), sustenta o plano de expansão da marca no país e vem ganhando relevância conforme a empresa amplia seu portfólio.

Atualmente, a Foton oferece no Brasil o semileve Aumark (3,5 toneladas), o semipesado Auman (17 toneladas), a picape híbrida Tunland (com motorização diesel e elétrica) e o caminhão elétrico iBlue, com capacidade de carga de até 6 toneladas. O utilitário Wonder está em fase final de homologação e deve ser lançado nos próximos meses.

“A perspectiva é mais do que dobrar o número de modelos comercializados no país em curto prazo”, destaca Pontes. “Hoje temos um portfólio muito mais robusto do que no início da operação direta, e devemos apresentar novos lançamentos nas linhas diesel e elétrica em breve.”

Crescimento com rede e nacionalização
A Foton também projeta ampliar sua rede de concessionárias, que passou de 24 para 52 pontos desde o início da operação direta no Brasil, em 2023. A meta é terminar o ano com 80 unidades em funcionamento, cobrindo todas as regiões do país.

Paralelamente, a montadora trabalha para aumentar o índice de nacionalização de componentes, atualmente em cerca de 30%, com objetivo de atingir ao menos 60%. O avanço é estratégico para tornar os produtos elegíveis ao Finame, linha de crédito do BNDES voltada a veículos com conteúdo local

Concessionárias observam salto na demanda
A gestão direta da Foton pela matriz chinesa desde o fim de 2023 também tem impactado positivamente a rede de concessionárias. O Grupo Carueme, presente em Campinas, Ribeirão Preto e Presidente Prudente (SP), projeta multiplicar por quase quatro as vendas de caminhões em 2024: de 70 unidades em 2023 para cerca de 260 neste ano. Em 2022, haviam sido vendidas apenas 65 unidades.

“O novo modelo de operação trouxe regularidade ao portfólio e suporte mais eficaz. Estamos preparados para crescer junto com a Foton”, diz Carlos Monteiro, sócio do grupo. A empresa investiu cerca de R$ 20 milhões em estrutura desde 2019 e pretende abrir uma nova concessionária em Piracicaba (SP) até o fim do ano.

Além de atender pequenos e médios frotistas, a rede já tem contratos com transportadoras e grandes grupos, como a Lojas Cem e uma cooperativa com mais de 27 mil associados.

Estratégia para a América Latina

Presente no Brasil desde 2010, a Foton atuava por meio da importadora Foton Aumark e só passou a operar como subsidiária da Foton Motor Global no fim de 2023. A nova estrutura de gestão impulsionou o lançamento de modelos com motor Euro 6 e o avanço do iBlue no país.

A marca chinesa tem uma trajetória de mais uma década no País. Em 2010, passou a vender caminhões importados da China por meio da Foton Aumark. Na época, disputava o mercado com as outras também chinesas Sinotruk e Schacman. Ambas foram embora do Brasil.

Agora, os planos da companhia vão além do Brasil. A meta é alcançar 150 mil veículos vendidos por ano na América Latina e Caribe até 2030. O projeto inclui a instalação de fábricas no Brasil, Argentina e México, voltadas à produção de veículos a combustão, híbridos e elétricos. Inicialmente, os veículos serão montados com componentes importados (CKDs), com nacionalização gradual.

A empresa também construirá centros logísticos no Chile e Panamá, que abastecerão 32 centros nacionais na América Latina. A meta é que até 80% dos componentes usados na região sejam fabricados localmente até o fim da década.

Brasil: peça-chave para expansão regional

O Brasil será peça-chave na expansão regional da Foton. Segundo Fábio Pontes, o país deverá se tornar um hub de exportação para o Mercosul. A escolha de onde construir uma fábrica no país dependerá de fatores como infraestrutura logística, disponibilidade de mão de obra qualificada e incentivos regionais — variáveis que ganharam peso diante da reforma tributária em curso.

“Não basta um bom pacote de incentivos. É preciso logística eficiente, mão de obra capacitada e viabilidade operacional. A experiência em outros países mostra que a Foton segue um processo gradual: começa com montagem, conhece o mercado e, só então, parte para a produção local completa”, explica o executivo.

Hoje, a Foton possui sete fábricas fora da China e segue o mesmo roteiro em todos os mercados: inicia com montagem, estrutura a operação local e, em seguida, avalia a instalação de plantas definitivas. Com 21 fábricas na China, a Foton registrou 45% de crescimento nas vendas globais entre 2021 e 2024.

Foton planeja ampliar montagem no Brasil para 3,6 mil caminhões por ano até 2026 – Transporte Moderno

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